quarta-feira, dezembro 08, 2010

Uma freqüência à frente do seu tempo...




Sabe aquelas coisas que acontecem sem o menor motivo? Hoje eu estou numa nostalgia (saudades) da rádio Estação Primeira.


Foi a primeira (e única) Rádio Rock de Curitiba. Diferente de tudo que existiu até hoje: sem vinhetas, poucos comerciais, nenhum jabá. A maioria dos locutores eram mulheres (sem chance de esquecer aquelas vozes). Programas de Jazz, Blues, Country (isso, o VERDADEIRO Country), Hard Core, Metal, Soul, Reggae, MPB (por que não?), etc....... Além de ser a única até hoje a ter um programa (pelo que eu lembre) somente com bandas e artistas locais (se eu estiver errado e não existia tal programa, com certeza a programação diária ajudava MUITO o cenário musical local).


Finou em 1995, por má administração ou qualquer outra merda da vida. No lugar entrou a CBN. Depois dela tivemos várias tentativas de substituição, porém todas também com vida curta (seria isso mera coincidência?). Um pouco após o término tivemos a conversão da rádio Alternativa (ou algo assim) na freqüência 106algumacoisa. Tocava pop/dance e então começou a tocar “esse tal de Rock’n Roll”. Morreu, entrou no lugar uma rádio evangélica (ironias). Tivemos depois a 96 Rock, na freqüência 96algumacoisa, que se não me engano também era pop/dance/panela-de-pressão e então se converteu ao som do diabo. Morreu, entrou no lugar a Band FM. Hoje existe a 91 Rádio Rock, na freqüência 91algumacoisa. Que esta sobreviva. Todas estas rádios seguiram o padrão criado pela Estação Primeira, com algumas leves mudanças, inclusive empregando muitos dos locutores e (pelo que andei lendo) equipe técnica que trabalharam na pioneira.


Enfim, a Estação Primeira, “uma freqüência à frente do seu tempo”, não foi apenas uma simples rádio. Ela criou gostos musicais, apresentou bandas e musicas a muito adolescente, fez muitos artistas paranaenses ganharem um troquinho, uns 3 minutos de fama, criou um jeito de fazer rádio, representou a adolescência de muita gente. A “Estação” não foi apenas uma rádio, foi um estilo de vida...


PUTA SAUDADES!!!


Saudades também? Dá uma olhada aqui: http://blog-br.com/estacaoprimeira/

2 comentários:

Priscila Dal Bosco disse...

Não precisa ter mais de 30.
Eu lembro - e bem - da Estação Primeira!

Larissa disse...

Nossa! Queria ter tido o prazer de conhecê-la. Seria a rádio perfeita para mim!

Bom domingo. Beijo.